01 maio, 2009

Vácuos de Soberania do Estado

Texto baesado no filósofo Thomas Hobbes
_________________________________________________


Ao pensar sobre a ausência do estado, o vácuo do Estado, para redigir um texto para a disciplina de Ética e Política, pensei inúmeros exemplos que refletiam a ausência do Estado. Violência, condições precárias de saúde, ensino, etc.
Ausência de ordem entre outros exemplos mais.

Pensei também no vácuo existente nos lugares onde o Estado é soberano e se faz presente, mas por incapacidade de estar em todos os lugares ao mesmo tempo, esse vácuo acontece por desejo do próprio povo. Um exemplo básico é a sonegação fiscal, existe legislação vigente e punição, porém em muitos casos o próprio contribuinte sonega, prejudicando ao Estado, este por sua vez não consegue em muitos casos fiscalizar o contribuinte, sendo lesado.

Porém esses casos acima refletem a falta de Governo, não necessariamente do Estado.

Se o Estado é uma junção do Povo, Governo e Território, o único que consegue estar em toda parte em todo momento é o povo, logo ele deveria ser o braço do Estado, principalmente os olhos, os ouvidos e a voz.

Partindo desse princípio, percebi que o maior vácuo do Estado está na mente e nas ações das pessoas, do povo.

São elas que estão encarregadas de disseminar as “regras do contrato”, garantir que elas sejam cumpridas e exigir que elas continuem perpétuas.

Quando somos omissos ou coniventes em ações consideradas injustas em nossa sociedade, tanto para o povo quanto para o governo estamos deixando de lado o Estado, ou seja, existe um vácuo.

Acredito que em alguns lugares, como por exemplo, o Brasil, a sociedade não tenha se reconhecido como parte do Estado, talvez por não aceitarem o contrato – as regras seriam divergentes daquilo que eles acreditam –, ou por não entenderem que o Estado, sendo representado pelo Governo, é necessário para garantir a ordem e evitar os malefícios do Estado de Natureza.

2 comentários:

Unknown disse...

O Estado de Natureza não tem malefícios, mas sim situações peculiares, que não são compreensíveis à quem só conhece a sociedade dentro do contexto do Contrato Social.

jose carlos disse...

Amanda,sabes que este texto poderia se encaixar em 75%dos países?Sabes que este teu texto,infelizmente,nunca ira estar fora do tempo?Admiro a tua essência.Obrigado